Projeto de Criação de Padrão de Coleta

Cervejaria Ambev - Santa Catarina

A Max Automação está realizando em parceria com a Maxmes, um projeto de coleta automática de dados na Ambev (Unidade de Santa Catarina).

Os dados do PLC (Controlador Lógico Programável) são cadastrados em um servidor OPC e posteriormente utilizado a ferramenta Node-RED para uma interface com sistema MES (Manufacturing Execution Systems) que gerencia o processo produtivo da fábrica.

O servidor OPC foi criado para facilitar a padronização da troca de dados entre aplicações. Esse tipo de servidor funciona da seguinte forma: o servidor OPC realiza uma comunicação com dispositivos utilizando um protocolo específico, mas disponibiliza um protocolo padrão para os softwares clientes que o acessam. Ele fica responsável por receber os dados dos dispositivos na planta industrial, traduzir para o padrão OPC e distribuir para os softwares clientes.
O Node Red é um tipo de Ferramenta de desenvolvimento. Ela foi concebida para conectar e gerar uma interação entre uma série de dispositivos de Hardware. Além disso, permite uma interação de serviços online e APIs. Em síntese, com o uso do Node-Red o desenvolvedor pode ficar tranquilo no que se refere ao código de interface, direcionando seu foco para fazer “as coisas” conversarem.
Um sistema MES ou sistema de controle de produção é um software desenvolvido para organizar, controlar e monitorar processos nas especificações, alcançando a máxima eficiência e redução de custos. Além disso, os sistemas MES geram dados de grande utilidade para uma análise global da gestão produtiva da empresa, uma vez que são integrados a outros sistemas como ERP ou WMS.